A chegada do clima mais quente é pura alegria, até que um dia você encontra a primeira barata da temporada em casa. Mesmo sabendo que esses insetos são inofensivos, muitos de nós temos tanta fobia deles que não conseguimos nem chegar perto para tentar tirá-los de casa ilesos, e também não gostamos de esmagá-los.
Principalmente em casos de infestação, muitas vezes não temos outra opção a não ser recorrer a produtos químicos agressivos. No entanto, como em tudo na vida, a prevenção é fundamental: podemos repelir as baratas incluindo alguns ingredientes naturais que elas detestam em nossa rotina de limpeza.
O cheiro do vinagre branco é um repelente natural para muitos insetos, incluindo baratas. Basta misturar partes iguais de vinagre e água e passar no chão.
Assim como nós, humanos, as baratas também detestam o cheiro forte e pungente da amônia. Basta adicionar uma xícara de amônia a um balde com água para limpar o chão e aplicar a solução, principalmente nas áreas onde as baratas costumam aparecer. Lembre-se de ventilar bem os cômodos depois.
Se você não quer que sua casa fique com cheiro de vinagre ou amônia, pode adicionar duas colheres de sopa de sabão de Castela (aquele feito com azeite, água e soda cáustica tradicional) à água que usa para limpar o chão. No entanto, nesse caso, a água deve estar quente. As baratas pensarão duas vezes antes de voltar.
Se você não só precisa prevenir futuras infestações de baratas, como também já tem algumas que deseja eliminar, pode preparar uma mistura de partes iguais de açúcar e bicarbonato de sódio.
Polvilhe a mistura onde esses insetos costumam se reunir; o açúcar os atrairá, enquanto o bicarbonato de sódio os envenenará. No entanto, tenha cuidado ao usar esse método se você tiver animais de estimação ou crianças pequenas em casa.